Terapia da Fala

 

 

 

O Terapeuta da Fala intervém junto de bebés, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos nas perturbações relacionadas ao nível da fala e linguagem bem como em alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva, oro-muscular, respiração, deglutição e voz.

O apoio em Terapia da Fala do Beira Mar de Almada tem como principal objectivo a prevenção, avaliação, diagnóstico e intervenção, junto dos nossos sócios e atletas/utentes, podendo ser de forma direta (com os utentes) ou indirecta (com os cuidadores: pais, familiares, educadores, professores, profissionais de saúde).

No que se refere às crianças, a prevalência de perturbações da fala e da linguagem em idade pré-escolar pode ir até aos 36%. Assim, existe uma elevada relação entre estas perturbações e o desenvolvimento de dificuldades de literacia, resultados escolares precários e problemas comportamentais.

O rastreio em Terapia da Fala permite detetar e agir precocemente em casos que necessitem de intervenção, evitando dificuldades no rendimento escolar e no desenvolvimento psicoafectivo da criança. A intervenção terapêutica apresenta um prognóstico tanto mais favorável quando mais precocemente for iniciada.